João da Silva
SOCIEDADE DO BPFEm 2020 a fiscalização passou a ser baseada no risco dos estabelecimentos.

Desta forma, existe uma periodicidade mínima de fiscalização da fábrica baseada no risco intrínseco que é calculado de acordo com os produtos e as características do processo produtivo.

O risco intrínseco da fábrica de produtos destinados à alimentação animal pode ser baixíssimo, baixo, médio, alto e altíssimo. Para cada um destes riscos intrínsecos está prevista uma frequência mínima de fiscalização, que será a cada 36 meses para fábricas com risco baixíssimo e até anualmente quando a fábrica possui o risco intrínseco altíssimo.

Nós costumamos dizer que “o risco intrínseco da fábrica é o que é e você não consegue mexer”. É por isso que os esforços do Responsável Técnico (RT) e pela Qualidade (RQ) são direcionados para zerar o risco regulatório, porque o “risco regulatório, você controla”.

O risco regulatório está associado ao cumprimento da legislação vigente na alimentação animal e quando a fábrica fica no risco regulatório zero ( #RR0 ) na fiscalização do MAPA, ela não tem multa, apreensão de produtos, interdição e até perda do registro. Por isso dizemos que “o #RR0 é o melhor lugar do mundo”.

Se a fábrica sai do #RR0 e vai para o grau 1 ou grau 2, além dos estabelecimentos sofrerem as penalidades listadas acima, os Fiscais do MAPA (AFFA) ficarão mais presentes na fábrica, porque ele altera a frequência mínima de fiscalização previamente determinada pelo risco intrínseco.

Por exemplo, se a fábrica está no risco intrínseco altíssimo e no #RR0, os fiscais vão fiscalizar a fábrica a cada 12 meses. Se a fábrica sobe para o grau 1, os fiscais aumentarão a frequência de fiscalização para 9 em 9 meses. E se a fábrica for para o grau 2, os AFFA fiscalizarão a fábrica a cada 6 meses.

Por isso o que todo Responsável deseja no checklist de fiscalização da sua fábrica, o famoso TF-BPF, é o que aconteceu com as nossas Sócias Larissa e Cristiane.
Para ficar no #RR0, a fábrica tem que dominar e aplicar as 70 legislações vigentes na alimentação animal na prática. Por isso a Sociedade do BPF é um Curso, Mentoria e Pós-Graduação para Responsável Técnico (RT) ou Responsável pela Qualidade (RQ) levarem a fábrica para o risco regulatório zero (#RR0) e ser reconhecido como um Responsável #RR0 pelo MAPA e pelo MEC.

Se você quer entender mais como funciona a fiscalização baseada no risco do estabelecimento e o papel do RT e do RQ no #RR0, vale a pena assistir ao treinamento aqui neste link, porque explicamos:
As responsabilidades do RT e do RQ
Como é a fiscalização do MAPA nas fábricas
O que é e como chegar e ficar pra sempre no risco regulatório zero (#RR0)
O que tem na Sociedade para você se tornar um Responsável #RR0
Como conquistar o título de Especialista em Responsabilidade Técnica e pela Qualidade em fábricas de produtos destinadas à alimentação animal, porque a Sociedade é também Pós-Graduação
Esperamos chamá-lo(a) de Sócio(a), em breve.

Mil beijos,

Júlia e Paulinha

João da Silva
CONHEÇA A VIALIAGRO“Nossa missão é simplificar a regularização das fábricas para que elas produzam alimentos seguro e de qualidade para os animais e para nós humanos, quando estas fabricam para os animais de produção.”

Regularizamos fábricas de alimentos para animais desde 2009.

Registramos dezenas de fábricas no MAPA e treinamos centenas de colaboradores para terem um BPF descomplicado e ficarem no risco regulatório zero.

Acreditamos que é possível ensinar qualquer pessoa, independente da formação e se possui uma, a fabricar alimentos para animais seguros e de qualidade.

Para isso, traduzimos a legislação de uma forma fácil e ilustrada e aplicável à realidade da fábrica, independente do tamanho e do número de colaboradores.

Compartilhamos o nosso conhecimento através de consultorias, mentorias e cursos onlines.

Somos veterinárias, Doutoras em Zootecnia. Mas acreditamos fortemente que o melhor jeito de você nos conhecer é nos acompanhando nas nossas redes sociais ou escutando o que os nossos clientes falam da gente.

Mil beijos,

Júlia e Paulinha

Do registro ao Risco Regulatório Zero
Uma oportunidade de trabalho para Zootecnistas, Veterinários e Agrônomos

Coloque seu nome e e-mail para receber o link da aula