MANUAL DE BPF
Modelo gratuito para fábrica de ração

O Manual de BPF (Boas Práticas de Fabricação) é um requisito obrigatório para o registro da fábrica de produtos destinados à alimentação animal no MAPA. E, após o registro, a fábrica deve mantê-lo atualizado.

E é só começar a escrever que as dúvidas começam:

Como descrever um Manual de BPF?

Tem um modelo de Manual para seguir?

O que precisa ter no Manual de BPF?

A boa notícia é que existe sim um modelo para fazer o Manual de BPF que pode e deve ser seguido e adaptado para a realidade de cada fábrica.

E o melhor, este modelo é gratuito. 0800. Grátis.

E está disponível na internet para quem quiser baixar.

Mas o que é o Manual de BPF?

É um manual para definir os procedimentos higiênicos, sanitários e operacionais de todo o processo de produção, desde a compra e recepção de matérias-primas e embalagens até a entrega do produto final para o cliente, para garantir que o produto tenha qualidade e seja seguro para a alimentação animal e humana.

É estranho falar de segurança na alimentação humana quando o Manual de BPF é da fábrica de ração, mas por que o ser humano está envolvido?

Porque muitas fábricas produzem alimentos para os animais de produção, que produzem a carne, o leite e os ovos que nós consumimos.

E o que estes animais de produção consomem precisam ser seguros para a nossa alimentação também.

Então o Manual de BPF é um “retrato escrito” de como a fábrica garante que o que ela produz e vende é seguro e tem qualidade para o cliente e consumidor final.

Agora que sabemos a importância dele, como descrever o Manual de da fábrica de ração?

O primeiro passo é encontrar e baixar o modelo do Manual de BPF.

Para isso, é só consultar o site do Ministério da Agricultura e Pecuária e buscar pela IN04 de 23 de fevereiro de 2007.

Ela é o modelo gratuito de Manual de BPF, pois logo no início dela está descrito no “âmbito de aplicação”:

“Para servir de guia às empresas do setor na elaboração e implementação do Manual de Boas Práticas de Fabricação com as informações necessárias à segurança e adequação dos alimentos para animais.”

Se você já tem a IN04, o segundo passo é usá-la como modelo para o Manual de BPF.

Você notará que a IN04 contém os seguintes tópicos:

1. Objetivo
2. Âmbito de aplicação
3. Definições
4. Requisitos higiênico-sanitários das instalações, equipamentos e
utensílios
5. Requisitos higiênico-sanitários do pessoal
6. Requisitos higiênico-sanitários da produção
7. Procedimentos Operacionais Padrões (POP)
8. Documentação e registros

O Manual de BPF da fábrica de ração deve conter exatamente estes oito tópicos, portanto agora você já sabe o que precisa ter no Manual de BPF da fábrica.

O primeiro tópico do manual é o objetivo dele e na IN04 diz:

“Definir os procedimentos básicos de higiene e de boas práticas de fabricação para alimentos fabricados e industrializados para o consumo dos animais.”

Você pode copiar o objetivo ou transcrevê-lo com as suas palavras e do jeito que o colaborador entende.

Aqui no começo deste artigo eu disse o que é um Manual de BPF com as minhas palavras. Eu as usaria para definir o objetivo do Manual de BPF da fábrica. Portanto ficaria:

“Definir os procedimentos higiênicos, sanitários e operacionais de todo o processo de produção, desde a compra e recepção de matérias-primas e embalagens até a entrega do produto final para o cliente, para garantir que o produto tenha qualidade e seja seguro para a alimentação animal e para o homem.”

O segundo tópico é o âmbito de aplicação.

O âmbito de aplicação da IN04 é muito mais amplo do que o âmbito de aplicação do Manual de BPF para uma fábrica. Por isso, neste tópico é só descrever para quem se aplica o Manual de BPF da fábrica.

Portanto, o que a gente colocaria no âmbito de aplicação do Manual de BPF da fábrica de rações Vialiagro:

“Este Manual se aplica à Fábrica de Rações Vialiagro.”

Ou poderia tornar ainda mais claro o âmbito de aplicação do Manual de BPF escrevendo assim:

“Este Manual se aplica à todas as operações, colaboradores e visitantes da Fábrica de Rações Vialiagro.”

O terceiro tópico da IN04 é do campo das DEFINIÇÕES.

Este tópico é o dicionário para as palavras que estarão dentro do Manual. Para evitar explicá-las sempre que citadas dentro do Manual de BPF é só detalhá-las neste campo.

Se todas as palavras que estiverem neste tópico forem ser usadas no Manual de BPF da fábrica, é só copiar e colar as definições da IN04.

Caso você tenha alguma outra palavra dentro do Manual que requer mais explicações, use e abuse deste campo.

No Manual de BPF da Fábrica de Rações Vialiagro, incluiria as iniciais IT que significam instrução de trabalho e certamente eu acrescentaria a sigla IT ao campo definições e a explicação do que elas são.

Na Sociedade do BPF ensinamos os Sócios a planejar, treinar e descrever a IT. Aperte aqui para conhecer.

Caso você não use alguma definição que esteja lá, é só excluir.

Um exemplo é quando a fábrica não tem autorização para fabricar produto medicamentoso pela Portaria 798. Ela não usará a definição “produto com medicamento”, por isso é só deletá-la deste campo.

Caso a sua fábrica precise de autorização para fabricar produto com medicamento, na Sociedade do BPF tem o Curso Portaria 798 status: autorizado com o passo a passo para conseguir esta autorização. Conheça aqui.

Nos tópicos 4, 5 e 6 referentes aos Requisitos higiênico-sanitários das instalações, equipamentos e utensílios, Requisitos higiênico-sanitários do pessoal e Requisitos higiênico-sanitários da produção, a dica é ler cada parágrafo como se fosse uma pergunta para a fábrica.

Vou dar um exemplo com a Fábrica de Rações Vialiagro.

A IN04 diz:

“4.1.1. Os estabelecimentos devem estar situados em zonas isentas de odores indesejáveis e contaminantes. Fora de área de riscos de inundações e alojamento de pragas. Longe de outras atividades industriais que possam prejudicar a qualidade dos alimentos para animais, a não ser que haja medidas de controle e segurança que evitem os riscos de contaminação.”

Agora é só transformar o texto em pergunta:

“A fábrica está situada em zona isenta de odores indesejáveis e contaminantes? Fora de área de risco de inundações e alojamento de pragas? Longe de atividades industriais que possam prejudicar a qualidade e a segurança dos alimentos? E se não, existem medidas de controle e segurança que evitem os riscos de contaminações?”

Para responder esta pergunta é só olhar a Fábrica de Rações Vialiagro no Tour Virtual da Sociedade do BPF em que traduzimos a IN04 em cores, sons, movimentos porquês para a fábrica garantir conformidade nos requisitos de BPF que representam 70% do checklist do MAPA.
Exemplo de imagem
Se quiser garantir conformidade no checklist de fiscalização do MAPA, conheça a Sociedade do BPF apertando aqui.

Olhando para a localização da fábrica e os confrontantes, descreveria este subtópico 4.1.1 no Manual de BPF assim:

“A fábrica está situada em zona rural, isenta de odores indesejáveis e contaminantes, sem risco de inundações e alojamento de pragas e distante de atividades industriais que possam prejudicar a qualidade e a segurança das rações.”

Se você observar, é uma resposta completa, detalhando a fábrica, às perguntas que foram feitas pela IN04.

E é exatamente isso que deve ser para os demais tópicos e subtópicos: restante do 4, 5, 6 e 8.

Note que eu pulei o tópico 7 dos Procedimentos Operacionais Padrão que diz:

7.1. Devem ser implementados POP contemplando no mínimo os seguintes itens:

a) Qualificação de fornecedores e controle de matérias-primas e de embalagens;

b) Limpeza/Higienização de instalações, equipamentos e utensílios;

c) Higiene e saúde do pessoal;

d) Potabilidade da água e higienização de reservatório;

e) Prevenção de contaminação cruzada;

f) Manutenção e calibração de equipamentos e instrumentos;

g) Controle integrado de pragas;

h) Controle de resíduos e efluentes;

i) Programa de rastreabilidade e recolhimento de produtos (Recall);

Todas as fábricas de produtos destinados à alimentação animal devem ter, no mínimo, estes 9 procedimentos operacionais padrão.

Mas não vamos falar sobre os POP aqui porque eles são anexos ao Manual de BPF. É isso aí. Aqui no Manual de BPF a gente só cita que tem estes nove procedimentos operacionais padrão, do jeito que está neste tópico, “CTRL C + CTRL V” e os anexa ao Manual de BPF da fábrica registrada.

Na Sociedade do BPF ensinamos todos os Procedimentos Operacionais Padrão e como descrevê-los. Aperte aqui para conhecer.

Você vai notar que na IN04 ainda têm os tópicos 9 e 10. Mas eles contêm apenas orientações sobre a IN04, porque o âmbito de aplicação da IN04 é muito mais amplo do que somente o Manual BPF da sua fábrica ou da Fábrica de Rações Vialiagro. Pode ignorar estes tópicos para descrever o seu manual.

O Manual de BPF deve ser datado, aprovado e assinado pelo Responsável Legal e pelo Controle de Qualidade.

O Responsável Legal é o dono da fábrica e o Controle de Qualidade geralmente é o RT (Responsável Técnico) e/ou RQ (Responsável pela Qualidade). Porque muitas vezes o RT acumula a função de RQ. Quando o Controle de Qualidade da fábrica é uma equipe maior, o RT e o RQ assinam o Manual de BPF.
Exemplo de imagem
Antes de finalizar o Manual de BPF, você vai notar que a palavra “treinamento” é repetida 7 vezes na IN04. Isso só demonstra o quanto treinar os colaboradores é importante para que tudo que está no Manual de BPF e nos POP funcione na prática e a fábrica consiga o risco regulatório zero na fiscalização do MAPA.

Se quiser saber como treinar o BPF na sua fábrica e conseguir o risco regulatório zero na fiscalização do MAPA, aperte aqui.
Exemplo de imagem
João da Silva
“Nossa missão é simplificar a regularização das fábricas para que elas produzam alimentos seguro e de qualidade para os animais e para nós humanos, quando estas fabricam para os animais de produção.”

Regularizamos fábricas de alimentos para animais desde 2009.

Registramos dezenas de fábricas no MAPA e treinamos centenas de colaboradores para terem um BPF descomplicado e ficarem no risco regulatório zero.

Acreditamos que é possível ensinar qualquer pessoa, independente da formação e se possui uma, a fabricar alimentos para animais seguros e de qualidade.

Para isso, traduzimos a legislação de uma forma fácil e ilustrada e aplicável à realidade da fábrica, independente do tamanho e do número de colaboradores.

Compartilhamos o nosso conhecimento através de consultorias, mentorias e cursos onlines.

Somos veterinárias, com Mestrado, Doutorado e Pós-Doutorado em Zootecnia. Mas acreditamos fortemente que o melhor jeito de você nos conhecer é nos acompanhando nas nossas redes sociais ou escutando o que os nossos clientes falam da gente.

Mil beijos,

Júlia e Paulinha

O nosso jornal digital mensal da alimentação animal.
Se inscreva gratuitamente na nossa lista VIP e receba o jornalzinho no seu e-mail todos os meses.

QUERO RECEBER MENSALMENTE O MAPA NEWS